Maria da Graça Carvalho participa na Conferência Internacional sobre os Desafios de Futuro da Educação em Portugal que decorrerá nos dias 22 e 23 de Maio em Oliveira de Azeméis.
A conferência é uma iniciativa da Juventude Social-democrata (JSD) e pretende reflectir e debater a política educativa em Portugal, desde o Ensino Básico ao Ensino Superior.
Graça Carvalho, que é o elo de ligação entre o Grupo Europeu do PSD e a Juventude Social Democrata declara que "tal e como manifestamos no nosso Contrato Europeu, é nosso objectivo Colocar os Jovens Portugueses na frente da construção Europeia".
A actual deputada europeia, Graça Carvalho, participará no painel de 23 de Maio "Gestão e Governação do Ensino Superior - aumento da acessibilidade na Educação Superior".
Em relação aos Desafios de Futuro da Educação em Portugal, Graça Carvalho declara que "as Universidades e Instituições de Ensino Superior são actores chave no futuro da Europa e na transição para uma sociedade baseada no conhecimento". A ex-ministra do Ensino Superior manifesta ainda que "é necessária uma reestruturação e modernização das Instituições de Ensino Superior para fazer face à competição global na educação, investigação e inovação, e é urgente desenvolver novos modelos de governação e unir os actores no triângulo do conhecimento. A terminar declara que "As Instituições de Ensino Superior têm de fazer opções estratégicas a fim de: alargar a sua base de financiamento, reforçar as suas áreas de excelência e melhorar a sua posição competitiva".
A Conferência contará também com a Presença do Prof. Doutor Joaquim Azevedo - UCP, do Dr. Manuel Miguéns - Secretário-Geral do Conselho Nacional de Educação, do Prof. Doutor Sebastião Feyo de Azevedo FEUP, e ainda do Prof. Doutor Jussi Valimaa, do Centro de Investigação de politicas de Ensino Superior da Universidade de Jyväskylä da Finlandia.