Graça Carvalho propõe ao Comissário que o programa passe a ser definitivo, com uma abordagem mais diversificada e mais ampla e que se torne uma ferramenta efectiva de criação de emprego junto dos jovens empresários.
Ideias apresentadas ao Comissário Tajani foram bem acolhidas e vão dar início a uma colaboração em conjunto para redefinirem as novas linhas para programa
Estrasburgo. Na sequência da pergunta realizada pela deputada do PSD ao Comissário António Tajani, na reunião da Comissão ITRE do passado 28 de Abril, a deputada e o comissário reuniram hoje para discutirem o futuro do programa "Erasmus para Jovens Empresários".
Na passada reunião do ITRE, o Comissário para a Indústria e Empreendedorismo apresentou o programa de trabalho com as prioridades políticas para as áreas da indústria e empreendedorismo no quadro da estratégia 2020 e, entre outros assuntos, referiu-se ao programa "Erasmus para Jovens Empreendedores".
Durante o tempo destinado ao debate, a deputada pelo PSD dirigiu-se ao Comissário, referindo que "Erasmus para Jovens Empreendedores" é um programa "muito importante para a criação do primeiro emprego entre os jovens, num contexto em que a taxa de desemprego é muito elevada. E declarou também que "devemos garantir que este seja aumentado porque 2M para 1200 acções em 2011 é muito limitado.".
O Comissário para a Indústria e Empreendedorismo concordou com a opinião da deputada sobre o facto do orçamento ser "extremamente reduzido" e declarou que desejava transformar as acções preparatórias do programa Erasmus num programa permanente. A terminar informou sobre o seu desejo de aumentar o orçamento e reformular as regras de forma a aumentar o impacto do programa.
Na reunião de hoje, Graça Carvalho propôs ao Comissário Tajani para o programa "Erasmus para Jovens Empreendedores" passar a ser definitivo, com uma abordagem mais diversificada e mais ampla para se tornar uma ferramenta efectiva de criação de emprego junto dos jovens empresários. As ideias apresentadas por Maria da Graça Carvalho foram bem acolhidas e vão dar início a uma colaboração entre o Comissário e a deputada.
Este programa permite a troca de experiências entre novos empreendedores e empreendedores experientes, facilita o acesso a novos mercados e a busca de potenciais parceiros comerciais, promove a criação de redes entre empresários e PME's e permite conhecer melhor as oportunidades oferecidas pelos outros países da UE.
O programa é financiado pela Comissão Europeia e opera em países da UE com mais de 100 organizações intermediárias com competências em apoio ao negócio (ex. Câmaras de comercio, empresas start-up, etc.). EUROCHAMBRES, a Associação Europeia das Câmaras de Comércio e Indústria, coordena e apoia as suas actividades.
Mais informação sobre o programa no site http://www.erasmus-entrepreneurs.eu/