Durante o debate de hoje prévio à votação do relatório que vai definir o novo Quadro Financeiro Plurianual; Maria da Graça Carvalho pediu um "aumento substancial do financiamento da ciência e inovação de modo a promover a excelência científica em toda a Europa". E acrescentou que "É igualmente importante reforçar o sistema europeu de financiamento de ciência de modo a concretizar o objectivo de investimento de 3% do PIB".
Maria da Graça Carvalho congratulou-se pelo facto de as prioridades apresentadas no relatório "estarem de acordo com a Estratégia Europa 2020 e colocarem o crescimento no centro das políticas europeias" e declarou a importância de valorizar a investigação científica, a inovação e a energia por contribuem para a competitividade".
Na qualidade de membro da comissão especial sobre os recursos orçamentais após 2013, a deputada declarou que o novo orçamento "deverá promover o aumento da eficiência energética e apoiar a construção de infra-estruturas do futuro, em particular de infra-estruturas de energia, criando assim as condições necessárias para a competitividade da indústria europeia".
A concluir, Maria da Graça Carvalho lembrou a necessidade de reforçar o papel da indústria europeia e, em particular, das PMEs, contribuindo para reforçar a liderança da Europa num mundo globalizado.