A Ciência e a Inovação são fundamentais na minha ação. Nomeadamente na Comissão ITRE – Indústria, Investigação e Energia, onde sou vice-coordenadora do Grupo PPE.
Nesta crise do coronavírus, tenho-me batido por verbas adequadas e estratégias eficazes para o desenvolvimento de terapias. No futuro, a Inovação terá um papel-chave no plano de recuperação económica anunciado pela Comissão Europeia, que poderá chegar a 10% do PIB europeu: 1,5 triliões de euros.
A Energia e o Clima são outra prioridade. A transição para energias verdes, sustentáveis e acessíveis, será determinante para se concretizar o European Green Deal, salvaguardando ao mesmo tempo a Indústria, outra das minhas principais preocupações.
A Digitalização é igualmente crucial. Os recursos digitais, a Inteligência Artificial, têm enorme potencial, mas a sua utilização deve respeitar os princípios éticos que fazem parte do nosso projeto europeu. Estou particularmente envolvida no papel das mulheres nas novas tecnologias. Sou responsável pelo relatório: “Colmatar o fosso digital entre homens e mulheres - participação das mulheres na economia digital” e em pareceres sobre Inteligência Artificial na Educação, Cultura e Audiovisual e questões éticas.
A proteção e os direitos dos consumidores completam a lista de grandes áreas nas quais espero ajudar a fazer a diferença ao longo deste mandato.
COVID-19: COMISSÃO EUROPEIA CORRESPONDE AOS APELOS DO PSD
EIT – MAIS EQUILÍBRIO NA DISTRIBUIÇÃO DE VERBAS PARA A CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
MARIA DA GRAÇA CARVALHO NA PRESIDÊNCIA DO INTERGRUPO DA INDÚSTRIA
Leia a edição nº 149 da Carta da Europa.
psdparlamentoeuropeu.pt/cartadaeuropa/