A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho foi a vencedora dos MEP Awards, atribuídos pela Parliament Magazine, na categoria de Futuro da UE e Inovação. A distinção foi anunciada nesta quarta-feira, numa cerimónia realizada em Bruxelas.
A antiga ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior repete assim um prémio que já tinha conquistado em 2011, na altura na categoria de Investigação Científica e Inovação, tornando-se num dos raros casos de deputados ao Parlamento Europeu que conquistaram este prémio em diferentes legislaturas e categorias.
Maria da Graça Carvalho venceu numa categoria em que teve como concorrentes a sueca Malin Björk (GUE/NGL), a espanhola Lina Gálvez Muñoz (S&D) e o romeno Victor Negrescu (S&D). O seu nome constou ainda da lista de nomeados de outra categoria a concurso: Estratégia Digital e Mercado Único.
«Já tinha sido extraordinário ter sido nomeada em duas categorias e é uma grande honra acabar por vencer no Futuro da UE e Inovação, sobretudo por se tratar de uma nova categoria dos MEP Awards que tem muito que ver com a minha actividade e as minhas prioridades no Parlamento Europe», refere a eurodeputada do PSD.
Além dos prémios conquistados neste ano e em 2011, Maria da Graça Carvalho já contava, tanto na actual legislatura como na sua anterior passagem pelo Parlamento Europeu, diversas nomeações para os MEP Awards. Em 2013 foi finalista na categoria de Energia e, em 2020, já tinha sido seleccionada na categoria de Mercado Único Digital. Esta foi a primeira vez que acumulou duas nomeações num ano.
Os MEP Awards, já na sua décima oitava edição, distinguem os melhores deputados em doze categorias distintas, abrangendo Agricultura, Pescas e Segurança Alimentar, Direitos dos Consumidores, Diversidade e Inclusão, Estratégia Digital e Mercado Único, Economia, Fiscalidade e Orçamentos, Energia, Ciência e Investigação, Ambiente e Clima, Saúde e Bem-Estar, Infraestruturas, Transportes e Turismo, Justiça e Direitos Humanos, Segurança e Defesa, Futuro da UE e Inovação.