O Parlamento Europeu vai estar à porta dos portimonenses a partir de amanhã, sexta-feira, dia 17, e até domingo, dia 19. A iniciativa “Parlamento Europeu à sua porta” vai trazer eurodeputados portugueses à Zona Ribeirinha, junto ao Clube Naval, para que a população possa conversar com eles e fazer «ouvir a sua voz».
Ao longo de três dias, vão passar em Portimão Pedro Silva Pereira, vice-presidente do Parlamento Europeu (PE), e os eurodeputados Pedro Marques, Margarida Marques, Maria da Graça Carvalho, José Gusmão e Francisco Guerreiro.
Esta será a última paragem da digressão “Parlamento Europeu à sua porta”, «uma iniciativa realizada em sete cidades portuguesas com o objetivo dar a conhecer a atividade da instituição», segundo o PE.
Este projeto-piloto na Europa «permite que os cidadãos conheçam o trabalho do Parlamento Europeu, interajam com os eurodeputados e façam ouvir a sua voz».
Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, e Pedro Valente da Silva, chefe do gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, assinalam o arranque da iniciativa na Zona Ribeirinha, junto ao Clube Naval, na sexta-feira, às 10h30. No mesmo dia, às 16h45, a estrutura móvel do Parlamento Europeu, que será montada na zona ribeirinha de Portimão, recebe um concerto do Coro do Agrupamento de Escolas da Bemposta.
No sábado, às 17h30, haverá uma apresentação da Marcha Popular do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense. No domingo, às 10h00, o Portimão Surf Clube vai disponibilizar uma aula de surf adaptado na Praia da Rocha e, para o encerramento da iniciativa, está reservada uma regata com um desfile, por atletas do Clube Naval de Portimão, com bandeiras dos 27 Estados-membros da União Europeia. Às 17h15, Pedro Silva Pereira e Isilda Gomes encerram o projeto, «depois de mais de um mês e meio em digressão pelo país».
Durante os três dias, a estrutura instalada junto ao Clube Naval recebe ainda conversas com representantes de instituições nacionais e locais sobre o programa Erasmus, participação cívica e juventude e sobre fundos europeus, para além de atividades de criação artística, ações de consciencialização e workshops de escrita criativa e de fotografia e vídeo, contando com o apoio do Europe Direct Algarve.
O programa completo da iniciativa pode ser descarregado aqui.
«O “Parlamento Europeu à sua porta” é uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor os seus representantes e fazerem ouvir as suas opiniões junto dos eurodeputados, ao mesmo tempo que descobrem projetos apoiados pela União Europeia em cada região. Realidade virtual imersiva, tecnologia interativa, debates e outras atividades procuram mostrar como o Parlamento Europeu toma decisões que fazem a diferença no dia-a-dia dos cidadãos», conclui o PE.
O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ arrancou em Vila Real a 23 de abril e passou pelas cidades de Viseu, Coimbra, Évora, Braga e Porto.