A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, diz que os orçamentos nacionais de cada Estado-membro deviam seguir o exemplo do orçamento comunitário e reforçar a verba destinada à educação, ciência e investimento.
A eurodeputada social-democrata diz que não quer fazer uma crítica ao Governo de Passos Coelho, mas assume que, mesmo em período de contenção, essas áreas devem ser reforçadas.
Maria da Graça Carvalho é uma das convidadas da Conferência "Migrações Científicas: ir e voltar" sobre a fuga de cérebros, que decorreu no Porto.
A conclusão deste debate é que, se já era difícil os cientistas e investigadores voltarem antes da crise, agora, com ela, ainda é mais difícil.
Uma das soluções sugerida para voltar a atrair cérebros portugueses espalhados pelo mundo foi defendida por Sónia Duarte.
A representante da Associação de Bolseiros de Investigação Científica considera que os investigadores em Portugal não podem ser considerados estudantes, mas sim trabalhadores; por isso, é fundamental mudar a lei que define esse estatuto.