Durante o debate da sessão plenária de hoje do Parlamento Europeu em Estrasburgo, Maria da Graça Carvalho congratulou-se pelo facto do Projecto ITER ter continuidade "ao fim de um processo complexo de negociação".
O ITER é o maior projecto de cooperação internacional liderado pela Europa que envolve centros de investigação e universidades, "com uma importância primordial para o desenvolvimento da investigação científica".
Contudo, a deputada europeia sublinhou as preocupações manifestadas pela Comissão da Indústria, Energia e Investigação relativamente à origem do financiamento do projecto "ou seja, financiar o ITER, mas sem prejudicar o financiamento atribuído ao Programa Quadro Europeu de Investigação e Inovação".
Por outro lado, Maria da Graça Carvalho chamou a atenção para os vários erros cometidos no passado em termos de gestão do projecto ITER e disse ser necessário "assegurar uma gestão cuidadosa e responsável no futuro".
Neste âmbito, a deputada do PSD apelou à implementação de um sistema de governação eficiente "que garanta o cumprimento de todos os requisitos que são necessários para a execução do projecto".