A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho, vice-coordenadora do Partido Popular Europeu na Comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE) e copresidente do Intergrupo da Indústria no Parlamento Europeu, vai marcar presença na Feira de Hannover (Hannover Messe), na Alemanha, integrada numa delegação da Orgalim – a organização que representa as principais empresas tecnológicas na Europa.
A Hannover Messe, maior feira mundial dedicada às industrias tecnológicas e inovadoras, decorre entre os dias 30 de maio e 2 de junho, sendo Portugal o país convidado, e tem neste ano como principais temas a digitalização e a sustentabilidade. No programa da visita, além de encontros com os responsáveis de várias das empresas participantes, a eurodeputada tem prevista uma reunião com os representantes da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), seguida de uma visita ao pavilhão de Portugal nesta feira.
“É um programa bastante interessante e uma feira muito importante, na qual serão dadas a conhecer as estratégias que as indústrias mais inovadoras da Europa estão a seguir para concretizarem as transições verde e digital, mantendo-se competitivas no plano internacional”, refere Maria da Graça Carvalho. “Estou certa de que sairão daqui projetos e ideias, incluindo projetos muito inovadores que estão a ser implementados por empresas portuguesas, que irão inspirar a indústria europeia nos desafios que tem pela frente. Nomeadamente na área da energia, que é essencial. E para mim, enquanto deputada ao Parlamento Europeu, é também essencial sentir o pulso ao que está a acontecer no terreno, porque isso irá permitir-me desempenhar melhor as minhas funções”.
Refira-se que, na presente legislatura, Maria da Graça Carvalho tem sido muito interventiva na defesa da indústria europeia, exigindo à Comissão Europeia e aos Estados-Membros que sejam proporcionadas às empresas as condições, não apenas de financiamento, mas também de clareza e simplicidade de processos, para cumprirem o que destas é esperado em termos de combate à alterações climáticas continuando a oferecer bens e serviços de grande qualidade.
A eurodeputada é relatora, pela Comissão do Mercado Interno e Proteção dos Consumidores (IMCO), da nova Estratégia Industrial Europeia. Pela Comissão ITRE foi também relatora de um conjunto significativo de parcerias europeias com a indústria, no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa, abrangendo áreas como Indústria Aeroespacial, Medicamentos Inovadores, redes 5G e 6G e computação de alto-desempenho. Foi igualmente relatora da agenda estratégica do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, cujas atividades envolvem as universidades, centros de investigação e empresas.