Mais de 600 pessoas, entre representantes de autoridades nacionais e instituições europeias, empresas, setor financeiro, associações setoriais, académicos e jornalistas, acompanharam nesta segunda-feira o evento inaugural do intergrupo parlamentar: “Investimentos Sustentáveis de Longo Prazo e Indústria Europeia Competitiva”, copresidido pela eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho.
Uma participação que veio confirmar o grande interesse suscitado por este intergrupo – o primeiro dedicado ao setor da indústria, no seu conjunto, no Parlamento Europeu – cuja missão é promover uma visão geral sobre a dimensão multifacetada dos investimentos sustentáveis e de longo prazo e de uma política industrial abrangente da UE, ao longo da legislatura 2019-2024, no contexto do Green Deal e do plano de recuperação europeu.
O evento de lançamento contou com uma intervenção do vice-presidente da Comissão Europeia e comissário europeu com a pasta do Green Deal, Franz Timmermans, que fez um ponto de situação dos desafios que a Europa enfrenta. “Em cada transformação industrial, temos de passar por uma significativa transição. Hoje, temos os meios para a impulsionar. As pessoas têm de estar envolvidas e de fazer parte das mudanças. Estamos a oferecer previsibilidade aos investidores, e iremos agora trabalhar no roadmap que se seguirá. Aquilo que fizermos nos próximos dois anos determinará a forma como as próximas gerações irão viver. Temos a enorme responsabilidade de fazer as coisas bem”.
Já Maria da Graça Carvalho, sublinhou o caráter inédito deste intergrupo, agregando as dimensões da Industria e do investimento, “de importância central para a nossa sociedade e a nossa economia”. “Temos a ambição de nos tornarmos num fórum para debates abertos e focados entre os agentes fundamentais com capacidade para concretizar as transições verde e digital de que precisamos”, disse.
Dirigindo-se ao vice-presidente da Comissão, a eurodeputada considerou que o intergrupo pode ser “o parceiro ideal” da Comissão na definição das politicas necessárias para alcançar esses objetivos, lembrando que o Programa de Trabalho 2021, do intergrupo, contém já vários exemplos de possíveis ações legislativas contemplando a indústria e os investimentos.
“Olhando para essas iniciativas, o primeiro grande desafio é manter a coerência entre ações e objetivos finais”, considerou. “Como podemos assegurar aos nossos cidadãos de que podemos ser sustentáveis e alcançar a neutralidade em termos de impacto ambiental, ao mesmo tempo que mantemos empregos, competitividade e bem-estar, num mundo que atravessa transformações fundamentais”.
Criado em Estrasburgo, em fevereiro deste ano, o intergrupo: “Investimentos Sustentáveis de Longo Prazo e Indústria Europeia Competitiva” é dirigido por uma equipa de coordenação composta por três copresidentes: Simona Bonafè (S&D), Maria da Graça Carvalho (PPE) e Dominique Riquet (Renew).