A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, defendeu esta quarta-feira, em Estrasburgo, que só com mais Ciência, Inovação e Investigação será possível “conciliar a ambição na luta contra as alterações climáticas com uma forte liderança industrial por parte da Europa, preservando o nosso estilo de vida”.
Numa intervenção em plenário no Parlamento Europeu, na qual começou por sublinhar que “a necessidade de lutar contra as alterações climáticas não é uma questão de debate político” e sim uma evidência que nos obriga a agir, Maria da Graça Carvalho considerou que a Ciência terá um papel preponderante nesta batalha.
“Teremos de atuar com ambição, mas também com responsabilidade. Sem fazer promessas vazias e focados naquilo que podemos concretizar”, considerou.
Por isso, acrescentou, é importante desde logo promover a “implementação de políticas e medidas já acordadas e do uso de tecnologias limpas já disponíveis, muitas delas ainda não aplicadas”. Mas “devemos também ter a ambição de ir mais além, adotando medidas adicionais”, assentes numa “sólida avaliação de impacto”.
Maria da Graça Carvalho integra no Parlamento Europeu a Comissão da Indústria, Investigação e Energia, na qual é vice-coordenadora do grupo do Partido Popular Europeu, e tem a seu cargo o relatório sobre a Agenda Estratégica para o European Institute of Innovation and Technology (EIT).