"Europa tem de apostar na Inovação para ganhar competitividade"
A convite do Presidente do think tank do Partido Popular Europeu European Ideias Network EIN, o eurodeputado espanhol Jaime Mayor Oreja, Maria da Graça Carvalho lançou no Parlamento Europeu o grupo de trabalho sobre Inovação.
O Grupo, que será presidido por Maria da Graça Carvalho, pretende "explorar o potencial da competitividade europeia através da inovação".
A deputada europeia do PSD afirma que "o objectivo é juntar políticos, membros de Fundações Europeias e outros grupos de estudo para pensar de que forma a inovação pode contribuir para desenvolver soluções para a crise europeia".
Este primeiro encontro pretendeu "discutir o futuro da ciência e da investigação europeia num mundo globalizado e melhorar a ligação entre a ciência e o crescimento do emprego".
Três oradores externos, Peter DROLL (Head of Innovation Policy in DG Research and Innovation), Staffan JERNECK (Director of Centre for European Policy Studies) e Ramon A WYSS (Vice President International Affairs, KTH - Royal Institute of Technology - Estocolmo, Suécia), apresentaram respectivamente o conceito de Inovação; a Inovação num mundo global e o caso estudo sobre o sistema Sueco de Inovação.
A introdução ao debate foi realizada pelos eurodeputados Pilar DEL CASTILLO, Christian EHLER e Malcolm HARBOUR os quais falaram sobre Inovação e ICT; Inovação no âmbito do Horizonte 2020, contribuições da ciência para o crescimento e o papel do mercado interno.
O relator do Grupo de Inovação é o CEO e Editor da revista Science&Business, Richard HUDSON.