A deputada Maria da Graça Carvalho, que integra a delegação que representará o Parlamento Europeu na 16 conferência do Clima-COP16 que decorre em Dezembro em cancún, organizou no Parlamento Europeu a conferência "From Copenhagen to Cancun: state of play of the climate talks".
O painel de oradores incluiu especialistas que lidam com as questões actuais das negociações internacionais sobre o clima: Laurence Graff, da Direcção Geral do Clima da Comissão Europeia, que esplanou a visão europeia das negociações; a deputada ao Parlamento Europeu e presidente da GLOBE EU Sirpa Pietikäinen, que apresentou hipóteses para uma arquitectura global para um acordo após 2012; Delia Villagrasa, da European Climate Foundation, que contribuiu para o debate com uma exposição sobre o passado, o presente e o futuro das negociações, bem como sobre o papel da União Europeia (ver apresentação); e Anke Schulmeister, da World Wildlife Fund Policy Officer, que abordou questões sobre REDD+. Houve ainda tempo para um período de discussão aberta, onde os participantes tiveram oportunidade de colocar perguntas aos oradores.
Este evento resultou num interessante debate de ideias que permitiu reflectir sobre a nova dinâmica internacional existente ao nível das negociações sobre o clima, tendo em conta as grandes economias emergentes e a responsabilidade dos países desenvolvidos. Analisou-se a convergência que se tem verificado entre os vários países, ao considerar que a Convenção das Nações Unidades sobre as Alterações Climáticas é o meio mais apropriado para liderar a solução para estes desafio, notando contudo as divergências que existem, nomeadamente quanto a preocupações de equidade entre as diferentes abordagens nacionais.
Ao analisar a evolução do processo que antecede a Conferência da Cancún, a decorrer em Dezembro do ano corrente, foi ainda possível discutir sobre um leque de decisões consideradas exequíveis para alcançar nesta conferência, como a definição de instrumentos de cooperação ao nível financeiro, de transferência de tecnologia e adaptação às alterações climáticas, e a forma negocial que estes mesmos podem tomar.
Maria da Graça Carvalho também fez parte da delegação do Parlamento Europeu que participou na COP15 em Copenhaga, em Dezembro de 2009.
Neste evento esteve presente um grupo de 29 visitantes portugueses convidados por Maria da Graça Carvalho, composto por membros Organizações não governamentais para a área do ambiente e do desenvolvimento, Professores Universitários e investigadores, representantes de instituições relacionadas com ambiente e jornalistas.